Nov 1, 2010

Verdurada DF

Hello, readers!

Hoje falarei para vocês do MELHOR EVENTO que já fui no DF em 2 anos vivendo aqui: 1ª Verdurada DF.

Flyer do evento

Confesso que estava com um pé atrás antes de ir ver a série de shows, já que um pessoal de São Paulo com quem eu converso tinha me passado uma má impressão sobre a atual Verdurada que ocorre por lá. Porém, desde a chegada até a saída do evento foram boas surpresas atrás de ótimas surpresas!

Lanches Veganos

Barraquinha de Bolsas, lenços, carteiras... tudo artesanal

Queijo de Batata comprado na Verdurada

Chegamos no Circulo Operário do Cruzeiro, onde ocorreu a Verdurada, de carona com amigos debaixo de muita chuva. Tinham poucas pessoas quando entramos e show demorou um pouquinho para começar, mas menos do que a maioria demora. Barraquinhas já montadas, camisetas, lanches VEGANOS e cd's sendo vendidos; adesivos, zines, bottons e pequenos textos informativos sendo distribuídos. Lixeiras organizadas por lixo seco e orgânico. Impecável! Lindo.

Banda Black Sea

Começaram os shows por volta das 16:30 primeiro com a banda Gulag e em seguida Black Sea, confesso que não curti muito, o som não faz muito o meu estilo, mas parece que o resto da galera gostou. A essa altura o lugar já estava bem mais cheio e foi então que xLost in Hatex subiu no palco, agitou o povo e colocou todo mundo para "moshar", sempre com "o orgulho de usar o x na mão" que leva todos os SxE para o palco.

Show da banda xLost in Hatex


Palestra / Debate sobre mobilidade

Informação nas bancas


Nesse momento da Verdurada tivemos uma pausa para um debate/palestra sobre mobilidade urbana, que só comprovou que pessoas que seguem este estilo de vida (Vegans, Straight Edges) não são seguidores de modas (se é que pode-se dizer isso) como alguns pensam, mas sim pessoal informadas, preocupadas com sua cidade, com o bem estar não só dos animais, mas também das população, com a igualdade entre homens e mulheres tanto nas ruas, quanto dentro dos shows e, é claro, com a melhor forma de nos deslocarmos dentro da cidade (ambiental e viável).

Mosh durante o show da Banda Tirei Zero

Pessoal tomando conta durante o show da banda Nossa Escolha


No terceiro momento do evento pudemos conferir os shows de Tirei Zero, que definitivamente acordou a galera e conseguiu trazer quase todas as mulheres do show para o mosh. Adorei a banda que veio direito de Goiânia trazendo um Hardcore Old School para a galera que, como eu, se acaba no som! Depois da destruição que a Tirei Zero causou veio Nossa Escolha, com o seu som igualmente foda e em que todos os shows leva o público para o palco ou traz a banda para a galera que mal deixa o Felipex ficar no microfone. Mosh, Stage Dives, ouvintes definitivamente não passivos acompanhando todas as músicas, Nossa escolha sempre impressionando e surpreendendo, já que eu vi a primeira apresentação deles posso dizer que cresceram bastante. Seguindo o cronograma tivemos Nunca Inverno que viajou muito, direto de Santa Catarina para tocar na Verdurada. Como eles mesmos disseram o som não é tão agressivo quanto o das outras bandas, se definindo como "Rock Introspectivo e Político". Também uma banda muito boa e que entusiasmou a galera e que fechou esse terceiro momento do evento.

Fila para o jantar

Finalizado esse show foi-nos anunciado o Jantar Vegano! Sim! Pagamos R$ 8,00 para entrar (R$ 5,00 para quem foi de Bike) e tivemos Jantar Vegano. E se vocês estão imaginando agora um simples jantar com arroz, feijão e soja (não que seja ruim) tivemos um jantar super chique com direito a Strogonoff. E é nesse momento que eu quero dar meus parabéns a organização do evento, o COLETIVO VEGAN, que foi im-pe-ca-vel! Um exemplo de organização do início ao fim, um tapa na cara de alguns anarquistas que acham que para organizar um evento é necessário ter alguém por cima, mandando e dizendo o que cada um tem que fazer; Desde a arrecadação de fundos foi algo totalmente colaborativo. Além da surpresa na hora da distribuição do jantar, que tinha tudo para ser super lento e desorganizado foi impressionantemente rápido e organizado, tendo o algumas pessoas levado de casa pratos e talheres. Então... Meus parabéns, mais uma vez, aos meninos e meninas que tomaram conta da cozinha!

xEdge with the Dreadsx


E, enquanto o pessoal jantava, a banda xEdge with the Dreadsx preparava seu equipamento para fechar a noite; trazendo diretamente da California seu som Hip Hop embasado no Veganimos e no Straight Edge, algo certamente inusitada para quem só está acostumado com a cena SxE de Brasília. Como eles mesmos dizem em seu MySpace: supporting our prisoners, dismantling hierarchy, vegan justice, straight edge revenge; e fazem jus a cada um desses princípios em suas letras.

Com esse pequeno resumo sobre a Verdurada DF vocês devem ter percebido que adorei do início ao fim e que o evento não faltou em momento algum com os ideais propostos por ele inicialmente. Finalizo o post informando que aguardo ansiosamente pela próxima e com uma imagem do final de um show de Hardcore/Punk Vegan/SxE.

Chão ao final dos Shows


Postagem feita ao som de Luiz Gonzaga

P.S.: Entrei no meu primeiro mosh ao som de Tirei Zero! Meio cabreira... Mas quem sabe da próxima eu duro mais!