Feb 1, 2012

As Melhores Histórias de Sherlock Holmes

Hello, Friends!

Cá estou eu novamente para compartilhar com vocês minhas aventuras literárias. O livro escolhido da vez é uma compilação com, segundo especialistas e fãs, “as melhores histórias de Sherlock Holmes”.

Personagem criado por Sir Arthur Conan Doyle, Sherlock Holmes protagoniza, junto com dr. Watson, as mais famosas histórias de detetive da literatura universal. Todas as cinco apresentadas em “As melhores histórias de Sherlock Holmes” são narradas pelo dr. Watson que, como todos sabemos, é o companheiro quase inseparável de Holmes.

A primeira, intitulada “A faixa malhada” (que por coincidência eu já havia lido antes, porém em inglês) conta como a dupla se põe no lugar da vítima para solucionar um assassinato e prevenir outro. O livro segue com “Um escândalo na Boêmia”, onde nos é apresentada a mulher. A bela, inteligente e encantadora Irene Adler, a única (ao menos das histórias que li) que conseguiu surpreender Holmes e fugir antes de ser capturada pelos planos dele. Em a “Liga dos Cabeça-Vermelha”, uma situação completamente fora do comum prende a atenção do nosso querido detetive e seu amigo para descobrir o porquê de uma misteriosa entidade que dava dinheiro a homens ruivos simplesmente pelo fato de serem ruivos ter desaparecido da noite para o dia, literalmente. A história que se segue pode parecer bem familiar aos que assistiram ao último filme de Sherlock Holmes que ganhou o subtítulo “O Jogo das Sombras”. Intitulada como “O problema final” essa história relata como Holmes encontrou a morte junto com o vilão professor Moriaty. Para felicidade do público ele é “ressuscitado” por Doyle e aparece novamente em “A casa vazia” resolvendo mais um caso de assassinato.

Para isso virar um post digno do Ponto G devo acrescentar que eu adorei as histórias. Esses pequenos contos cercados de crimes, investigações, intrigas (a pura descrição de Sherlock Holmes) sempre me chamaram atenção. As histórias são, de certa forma, independentes, afinal cada uma é um caso que Holmes se presta a resolver, e são muito, muito bem descritas! Os lugares, as situações, as pessoas, os métodos de dedução utilizados por Holmes nas investigações, tudo é extremamente bem detalhado, de forma que o leitor consegue imaginar todo o cenário e ser um observador de todos os passos de Sherlock Holmes e dr. Watson.

A leitura desses cinco casos foi por demasiada prazerosa e recomendo a todos que gostam desse tipo de aventura ou, principalmente, que assistiram aos filmes, que desfrutem dessa ótima leitura, sendo esta muito mais proveitosa que suas apresentações no cinema. E, caso desejem, compartilhem comigo a opinião de vocês sobre as aventuras de Sherlock Holmes e dr. Watson.

Um beijo bem grande e see ya!

As melhores histórias de Sherlock Holmes

Autor: Sir Arthur Conan Doyle