Feb 6, 2012

Como Esquecer

Hello, sweet friends!

Esse final de semana do auge de toda a minha ociosidade (o que não quer dizer que eu não tivesse o que fazer, mas sim preguiça o suficiente para optar pela ociosidade) assisti dois filmes, detalhe, ambos brasileiros e é sobre um deles que eu falarei nesse post.

O escolhido da vez é “Como Esquecer”. Baseado em no livro "Como Esquecer - Anotações quase inglesas" escrito por Myriam Campello o filme conta a história de três pessoas que tiveram cada uma seu tipo de afastamento de uma pessoa amada e, devido a situações nele mostradas, se mudam para uma linda casa próxima ao mar. E é nessa casa onde o desenrolar de como cada um lida com sua perda vai acontecer.

Quase todo mundo já teve que lidar com algum tipo de distanciamento, seja de família, amigos, de alguém que gostou e é algo que em boa parte das vezes machuca, mas é algo com o que você tem que conviver, pois o que eu acho realmente é que não há como esquecer, só como transformar em uma boa lembrança.

Devo dizer que é um filme muito bonito. A fotografia é bem simples e sutil, mas muito bonita junto com a trilha sonora bem delicada marcada pela MPB. Tem todo um tom poético, com a narração de alguns trechos de livros pela Julia, professora universitária interpretada por Ana Paula Arosio, que demonstram como ela está se sentindo. É um bom filme que vale a pena ser visto principalmente por fugir do estereótipo de filmes brasileiros que só tratam de favela e violência (não que alguns exemplos desse gênero não sejam bons).

Acrescentarei só mais um detalhe que não entendi, durante o filme em umas três cenas aparece uma garotinha, sempre com detalhes em vermelho em cenas com a Julia que eu não consegui entender qual o significado dela, qual o apelo dela no filme. Não sou nenhuma entendida de cinema e fiquei pensando se era algum tipo de exteriorização de um sentimento de conformidade ou superação que estaria sentindo a personagem. Eu realmente não sei se souberem deixem-me saber também!

Um grande beijo molhado em vocês e até a próxima.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Como esquecer

Direção: Malu de Martino

Roteiro: José Carvalho, Sabina Anzuategui, Silvia Lourenço, Douglas Dwight, Luiza Leite e Daniel Guimarães

Ano: 2010